sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Amamentação

Toda vez que lemos algo sobre amamentação estamos focadas nos benefícios tanto para a mae quanto para o bebê, mas o que ninguém diz é que é difícil amamentar nos primeiros dias!!!!
A Julia mamou no peito logo após nascer. Ela ficou quase uma hora sugando e depois disso demorou muito mais do que as 3 horas que todos tanto dizem ser o tempo ideal para querer mamar de novo.
Isso só se regulou depois de estarmos em casa e ai veio outro problema: a dor. Meus seios ficaram muito doloridos e machucados, até sangue saia.
Quando sai da maternidade achei que nao precisava colocar as conchas de silicone que havia comprado e na hora que fui amamentar novamente meus peitos estavam grudados na roupa...Também havia comprado absorventes de seio mas nem cheguei a usar.
Logo após chegar em casa comecei a usar uma pomada de lanolina ( Millar) mas também nao foi o suficiente e toda vez que a Julia queria mamar me dava um desespero...eu esperava para ver se ela nao se acalmava ou então queria outra coisa porque a dor era quase insuportável.
Para tentar cicatrizar os seios eu também fazia compressas de chá de camomila gelado após as mamadas ( seios pareciam que iam se incendiar), banho de luz com o abajur ( 3 vezes por dia), deixava ventilar e mesmo assim continuava doendo.
Quando eu pensei que estava melhorando recebi a visita de uma pessoa do projeto nana nenê que me deu algumas dicas e achou que meus seios estavam muito machucados.
Pra começar uso as conchas o tempo inteiro, depois de amamentar seco o seio com o secador e aplico uma camada da pomada de lanolina.
Antes de amamentar eu também massaseio os seios, principalmente se estiverem muito cheios ou então com nódulos( eles apareceram no seio esquerdo e dói bastante quando acontece) e retiro um pouco do leite para que o bebê consiga abocanhar direitinho.
Não deixo mais a Julia ficar sugando enquanto esta dormindo, ela pode ficar até 1 hora no peito...então enquanto ela esta acordada mamando tudo bem, depois quando ela dorme eu retiro ela do peito. Caso ela queira mamar mais eu ofereço novamente, senão coloco ela para dormir.
Uma outra dificuldade é quando o bebê quer ficar chupeteando o peito para se acalmar ou dormir...muitas vezes ela já mamou 2 vezes e quando coloco para arrotar ela pede o peito novamente e nao há nada que a acalme, ela chora e grita até conseguir o peito, depois adormece rapidamente e novamente tento colocá-la para dormir. Isso é um pouco cansativo mas ainda nao descobri uma outra forma de fazer isso.
O mais importante para quem quer amamentar é nao desistir. No começo doi muito, mas depois a gente vai pegando o jeito...
Hoje com 14 dias desde o nascimento dela, ainda enfrento o problema de uma fissura no seio esquerdo, porém no direito ela mama muito bem e nao dói nada!!!
O cansaço nos cuidados do primeiros dias também pode ser um impencilho a mamãe, principalmente se for de primeira viagem. As pessoas vendo a gente cansada e o bebê que nao para de chorar querem ajudar oferecendo um complemento, mamadeia, chupetas, etc. Na verdade o que precisamos é apoio e informação!!!

Nenhum comentário: