quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mudanças na gravidez




Na gravidez passamos por muitas mudanças : fisicas, psicológicas, emocionais...
Algumas são mais evidentes como o aumento da barriga e dos seios, o inchaço nas pernas, enquanto outras podem nao ser percebidas logo de cara!
No primeiro trimestre estamos nos adaptando aos hormonios  e podem surgir enjoos, cansaço, sono em excesso, irritabilidade. Para algumas mulheres esses sintomas sao sentidos com mais intensidade do que para outras.
No segundo trimestre parece que temos uma pausa para descanso...rsrsrs
Nessa época os enjoos tendem a desaparecer ou diminuir, a gente já consegue se alimentar melhor ( por vezes muiiiito melhor mesmo) o cansaço e o sono também somem e nós adquirimos mais disposição para fazer as tarefas do dia a dia , compras para o bebê. Também é a fase onde a barriga começa a aparecer e a de fato nos sentimos grávidas. Podemos saber o sexo do bebê pelo ultrasom e todos que conhecemos ficam interessados no desenvolvimento dos nossos bebês. É uma fase ótima da gravidez!!!
Já no terceiro trimestre o cansaço pode voltar e com ele o inchaço nos pés e nas pernas... nessa fase a barriga cresce, cresce, cresce e também fica mais pesada. Algumas mulheres podem ter dores nas costas e na bacia ( no osso mesmo) muito incomodas!!!!!
Fica mais difícil para dormir, demoramos mais para pegar no sono, embora cansadas e nao encontramos posição alguma!!!
Põe travesseiro em baixo da barriga, vai virar para o outro lado, tira travesseiro de baixo do edredom e passa para o outro lado, sem falar quando o bebe nao gosta muito da posição em que gostariamos de ficar....
Bom, a Julia está sentada, nao sei se isso influencia muito mas toda vez que tento dormir de lado, ela fica muito agitada e o jeito é dormir de barriga para cima mesmo!!!
Fora todas essas mudanças nossas emoções oscilam muito nesse período, pois estamos muito ansiosas com os preparativos para a chegada do bebê, como será o bebê, queremos pegá-lo no colo, será que conseguirei amamentar? será que dou conta? o que mais precisa comprar?
Quantas dúvidas!!!!
Fora isso estamos preocupadas se tudo vai dar certo ao mesmo tempo em que estamos felizes com todas essas coisas... e nao esqueçam o trabalho, pois para quem continua trabalhando as coisas nao mudam, a gente tem mil coisas para fazer !!!!
Tem dias que junta tudo: ansiedade, cansaço, falta de sono, dor, desconforto, estresse do trabalho = irritação total ( que geralmente é descontada no marido, coitado!!!!)
Tem outros dias que estamos melhores mais dispostas e felizes, pelo que posso ver esses períodos tendem a se intercalar, ainda bem né? senão quem aguenta?


Nenhum comentário: