quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Para onde vão os kilos adquiridos na gravidez???



Acho que toda mulher grávida já deve ter feito as contas e pensado: para onde vão os kilos adquiridos na gravidez? como fica distribuido isso?
Tem gente que adquire muitos kilos mesmo, mas outras pessoas nao!!!
Eu conheço gente que engordou 6 kg na gravidez, enquanto outras mulheres passaram dos 25 kg.
Tudo bem que o depois também conta, já que quanto mais você engordar  poderá também demorar mais para emagrecer...
Eu sempre fui magra magra, mas já engordei 11 kg e estou no 7 mês !!!!
Quando olho para meu corpo, só consigo localizar o aumento na barriga, seios e um pouco no bumbum, mas então....
Os médicos estimam que o ganho de peso deve ser em torno de 9 a 13 kg ! Claro que acaba sendo um pouco diferente para cada pessoa, afinal organismos diferentes ganho de peso diferente !!!

Ao nascer, o bebê vai pesar em torno de 3 kg.
Ao longo da gravidez, a camada muscular do seu útero cresce bastante, e passa a pesar 900 g a mais.
A placenta, que nutre o bebê, pesa 600 g ao final da gravidez.
Seus seios aumentam de tamanho e pesam 400 g a mais.
O volume de sangue que circula no seu corpo cresce, e todo o sangue extra pesa 1,2 kg.
Você acumula líquido no organismo, além do líquido amniótico que envolve o bebê, num total em média de 2,6 kg.
Além disso, você acumula gordura no corpo durante a gravidez para garantir um estoque extra de energia para a fase da amamentação. Esse total é de cerca de 2,5 kg.
Somando tudo daria cerca de 11,2 kg a mais do que pesava antes de engravidar, além de que boa parte desses kg serão "diminuidos" com o parto!!!!

Também devemos estar atentas para nao cometer exageros alimentares !!

Nesse site tem uma calculadora referente ao ganho de peso : http://brasil.babycenter.com/tools/weightgain/results?_requestid=61842113

Eu sempre ouço das pessoas : "você é magrinha perde rápido tudo isso", " nao engordou nada" e do médico : " precisa diminuir doces e massas porque engordou mais do que é necessário" !!!!
Bom eu gosto do jeito que estou e nao acho que adquiri mais kg do que deveria!!!
Realmente, as vezes me preocupo com o depois. Será que vou voltar a ser como antes?
Ontem recebi a visita de uma aluna que teve o bebê há mais ou menos um mês e ela estava excelente !!!! Disse que havia adquirido 16 kg e já havia perdido 12 kg... fiquei até mais animada, pois nao sabia como o corpo se recupera e pode se recuperar !!!!!
No final das contas cada pessoa se comporta de forma diferente e a gravidez também nao vai ser igual para duas pessoas, assim como tudo na vida !

Nenhum comentário: